Diz o texto de Josué 7:14: “Pela manhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o SENHOR designar por sorte se chegará, segundo as famílias; e a família que o SENHOR designar se chegará por casas; e a casa que o SENHOR designar se chegará homem por homem”.
“O método usado é o sorteio, freqüentemente mencionado na Bíblia. Sem dúvida, deve haver prudência no emprego deste meio de conhecer a vontade de Deus. Este caminho é seguro só quando Deus, mediante a inspiração, indica que é o método que deseja que se empregue. Se Deus não participa do procedimento, não é mais que recorrer ao azar, como seria o atirar uma moeda ou sacar uma carta. Pode ocorrer que em tempos de crise Deus conteste em voz audível ou mediante sinais diretos (Juízes 6: 34-40).
Porém estes não são os meios usuais que Deus emprega para comunicar sua vontade. Deus tem dado inteligência aos homens, e espera que desenvolvam a faculdade de tomar suas próprias decisões. Se em todas as decisões da vida as pessoas pudessem determinar mediante um sinal qual é a vontade divina, se tornariam fracos mentalmente e não alcançariam o desenvolvimento necessário da inteligência e do caráter. Os que sempre recorreram ao azar ao tomarem decisões, debilitam toda a sua vida espiritual.
Para Deus o mais importante é que hajamos pela fé e não por sinais. O povo da época não tinha a Bíblia Sagrada como nós a temos hoje. As Escrituras em si já contêm a guia necessária para vivermos neste mundo. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. (Salmos 119:105).
Nenhum comentário:
Postar um comentário