Um forte terremoto atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira, 25/10/13, e um alerta de tsunami foi emitido para as prefeituras (Estados) de Iwate, Fuksuhima, Ibaraki e parte de Chiba. A magnitude do tremor, no entanto, ainda não pode ser afirmada com exatidão, já que cada serviço meteorológico ou geológico informa um número diferente. Enquanto a Agência Meteorológica do Japão aponta que o tremor foi de 7,1 graus - depois de ter informado incialmente que se tratava de 6,8. O Serviço Geológico dos Estados Unidos afirma que o tremor teve magnitude de 7,6.
O governo japonês não emitiu ordem para evacuar a área, mas orientou as pessoas a não se aproximarem da costa da região de Fukushima.
O epicentro do tremor foi a 475 km de Tóquio e a cerca de 370 km da ilha de Honshu. Espera-se que em instantes ondas de 1 metro cheguem à região de Fukushima.
Segundo, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, o tremor teve magnitude de 7,5 e não deve gerar um tsunami destrutivo. No entanto, diz a agência em comunicado, "tsunamis dessa magnitude podem ser destrutivos ao longo da costa localizada a algumas centenas de quilômetros do epicentro".
Em 11 de março de 2011, outro terremoto, de magnitude 8,9, atingiu a costa japonesa causando um tsunami com ondas de até 30 metros de altura. A usina nuclear de Fukushima foi parcialmente destruída e quase 19 mil pessoas morreram.
Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário