Porto Alegre, RS...[ASN] A Igreja Adventista na região central do Rio Grande do Sul (ACSR) promoveu no último sábado, 6 de julho, no Colégio Adventista Marechal Rondom (Camar), na zona norte de Porto Alegre, a primeira edição do Fórum de Redes Sociais, um evento voltado à adolescentes, jovens e usuários do universo digital.
Inédito no Brasil, o programa teve por objetivo discutir o uso destas tecnologias para finalidades evangelísticas e contou com a presença de especialistas renomados, entre eles, o empresário adventista Emerson Andrade; fundador do site de compras coletivas Peixe Urbano, Luís Henrique dos Santos; professor universitário e consultor em estratégia e branding, Jackson Allan Lima; jornalista, empreendedor e criador do site WocoNews e Bruno Mastrocolla; pesquisador, marqueteiro digital e ex-coordenador de redes sociais do Banco Santander.
Além dos profissionais citados, os pastores, Edson Rosa e Elmar Borges, líderes do departamento de Comunicação da Igreja Adventista na América do Sul e região Sul do País, respectivamente, também participaram do encontro, tanto por meio de palestras, a exemplo do pastor Edson Rosa, que na ocasião apresentou uma análise da comunicação adventista na América do Sul, quanto debates, como foi o caso do pastor Elmar Borges, presidente de um dos painés de discussão apresentados durante o evento. O pastor Williams Costa Júnior, diretor mundial do departamento Comunicação da Igreja Adventista também falou aos jovens. No entanto, sua participação se deu por meio de uma vídeo conferência, na qual desafiou os presentes a se valerem das mídias sociais com o intuito de levar à mensagem bíblica à outras pessoas.
Durante o evento houve uma série de oficinas e palestras, que focaram tanto a parte conceitual - o que são as redes sociais e como ser bem visto nelas - quanto as possibilidades evangelísticas que estas ferramentas oferecem.
Na parte da manhã, além das palestras ministradas no auditório principal do Camar, houve ainda espaço para perguntas, as quais foram mediadas pelos jornalistas Márcio Tonetti e Laerte Lanza, o último, organizador do evento e secretário-geral da Igreja Adventista na região central do Rio Grande do Sul (ACSR).
Já no período da tarde, a programação ficou por conta das oficinas de aperfeiçoamento, as quais trataram de temáticas específicas, tais como a transmissão de vídeos para a internet, fotografia e vídeos para as redes sociais, mídias convergentes, meios digitais e evangelismo, entre outros assuntos.
Maurício Mônaco, um dos 700 inscritos no programa, destacou o aspecto missionário do fórum. "Além de nos motivar espiritualmente, o evento nos abriu a cabeça para uma série de ideias e possibilidades evangelísticas que podem ser usadas através das redes sociais", destaca.
O presidente da Igreja Adventista na região central do Rio Grande do Sul, o pastor Moisés Mattos, salientou o papel missionário do evento. "Trata-se de uma convergência entre o que o jovem gosta - as redes sociais - e a necessidade da igreja, que é a ação missionária. Neste sentido, o fórum conseguiu conciliar estas duas coisas", analisa.
"Estas ferramentas são uma grande possibilidade para você estabelecer um vínculo com as pessoas, de maneira à mostra-las quão atrativo pode ser estar em contato com a mensagem bíblica. Marcas estão constantemente chamando a atenção de consumidores, e eu acho que, neste sentido, podemos encarar o evangelho como um 'produto'. Sendo assim, o que podemos fazer para transformar este 'produto' numa experiência interessente às pessoas?", compara Bruno Mastrocolla. Algumas das palestras estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: http://www.livestream.com/forumacsr.
Fonte: Portal Adventista
0 comentários:
Postar um comentário