O Pentágono está desenvolvendo um software que criará perfils falsos para influenciar os debates sobre política internacional e propagar o americanismo. Uma empresa californiana venceu a licitação do Comando Central dos Estados Unidos para produzir o serviço de "gerenciamento de pessoas online", segundo informações do jornal The Guardian.
O serviço vai permitir que cada oficial americano monitore pelo menos 10 perfis falsos baseados em várias partes do mundo.
Os críticos dizem, segundo o The Guardian, que o projeto incentivará outros governos e empresas privadas a fazerem o mesmo . Outros dizem que é uma resposta à tentativa chinesa de controlar a propaganda americana.
O Comando Central diz que cerca de 50 pessoas trabalharão com os perfis falso e devem tentar convencer os usuários de redes sociais com "informações detalhadas e pano de fundo histórico". Essas intervenções não serão em inglês, mas principalmente em árabe, persa, urdu (idioma da Mongólia) e Pashto (do Afeganistão).
"Usaremos a tecnologia também para comentar em blogs, contar o número de extremistas e registrar a propaganda contra os Estados Unidos", disse o porta-voz do Comando Central, Bill Speaks.
Fonte: Terra
Nota: Grave bem a afirmação: "contar o número de extremistas e registrar a propaganda contra os Estados Unidos".
0 comentários:
Postar um comentário