O presidente dos EUA, Barack Obama, promulgou na noite desta quinta-feira (26) a prorrogação, até junho de 2015, do Patriot Act, a lei antiterrorista adotada pelo governo de George W. Bush após os atentados do 11 de Setembro.
O presidente ratificou a prorrogação logo após sua aprovação no Congresso, pouco antes da expiração da lei, à meia-noite. A Casa Branca emitiu um breve comunicado indicando que Obama havia assinado a legislação na França, onde participa da cúpula do G8, através de um dispositivo chamado "autopen", que permite firmar documentos à distância.
Autoridades do FBI e de inteligência haviam advertido que, se o Patriot Act não fosse revalidado, seus agentes seriam privados de ferramentas cruciais na luta contra o terrorismo, incluindo as escutas telefônicas.
"Não tenho dúvidas de que a prorrogação por quatro anos do Patriot Act, que membros dos dois partidos aprovaram hoje, nos protegerá de futuros ataques", disse o líder republicano no Senado, Mitch McConnell.
O Congresso americano debateu nos últimos meses se deveria ou não estender a lei apenas temporariamente ou a longo prazo, ou ainda torná-la permanente. Em fevereiro, os legisladores aprovaram uma extensão de três meses, para dar tempo às negociações.
Há três medidas incluídas no Patriot Act que são consideradas cruciais pelas agências de inteligência: a "vigilância móvel" das comunicações de suspeitos que utilizam várias linhas telefônicas; o princípio do "lobo solitário", que permite investigar um suspeito de atividades terroristas por conta própria, e a possibilidade de acesso das autoridades a "todo dado tangível" relativo ao suspeito, incluindo e-mails.
O Patriot Act foi criado após os atentados de 11 de setembro de 2001 para preencher as lacunas na guerra contra o terrorismo.
Fonte: G1
Nota: É mais do que evidente que, no caso de se achar por bem, os movimentos e ações de eventuais suspeitos serão de imediato condicionados. Com certeza, até ao ponto de restringir o que podem comprar e vender...
Leia também:
0 comentários:
Postar um comentário