Estive pensando nesses dias sobre este tema e resolvi escrever um pouco.
Me deparei com uma frase intrigante e desafiadora: “Se for permitido à cultura influenciar nossas decisões ou ações, o propósito de Deus será frustrado.” Influência. Essa é uma palavra de ação passiva e ativa que move a nossa vida. E com ela aprendo, no decorrer dos meus dias, que o cristianismo exige de nós ponderação da vida com intuito de saber sob que influência estamos. Sob a influência de Deus? Ou a dos Demônios?
Como seres humanos somos livres para o bem, também somos livres para o mal. A cultura secular possui seus fundamentos éticos, sua moralidade, suas alegrias e histórias. Não existe nenhum problema na cultura, desde que ela não afete o padrão de Deus para vida. E este não é determinado por nossa conveniência ou sentimentos. É determinado pelo insondável Soberano da vida. Ou seja, “Deus existe eu não sou ele”. É Deus que determina o que é melhor para cada um de nós. Mas quando a cultura passa a interferir no padrão do comportamento cristão, ofuscamos a influência divina e exaltamos a dos demônios, porque a influência desses sobre a cultura é que a faz prejudicial ao padrão da vida cristã.
Mas antes de decidir sob qual influência estamos, precisamos determinar qual é o maior objetivo da nossa vida. Se o maior objetivo da vida – na realidade de um verdadeiro cristianismo – é o relacionamento com Deus, obviamente, tudo aquilo que não é relevante para alcançar tal objetivo deve ser descartado. Desviado de sua influência. Como afirmou C. S. Lewis: “Há várias coisas com as quais eu não me preocuparia se fosse viver setenta anos, mas que me preocupam seriamente com a perspectiva da vida eterna”.
O que é relevante para o seu relacionamento com Deus? Consumismo? Imoralidade? Orgulho? Programas? Filmes? Jogos? Lugares? Livros? Igreja? Altruísmo? Etc… O padrão existe! Está diante de você. Mas é você que decide sob qual influência vai estar e o que é relevante para alcançar o seu objetivo! Mas cuidado, você pode frustrar os propósitos de Deus à sua vida! Pense nisso e decida estar sob a influência de Deus.
Uma excelente semana a todos.
Pr. Alexandre Ferreira de Souza
0 comentários:
Postar um comentário