Na quarta-feira da próxima semana, dia 18 de maio, às 16 horas, haverá reunião com o setor de supermercados. O encontro, programado para a Aciap - Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí - vai debater o funcionamento dos estabelecimentos aos domingos. A decisão de promover a rodada de negociação foi tomada ontem durante reunião de lideranças na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O expediente comercial aos domingos, abrangendo o setor de supermercados e o futuro shopping center em construção, é dado como certo pelas lideranças paranavaienses, restando definir quantos domingos ao mês e o horário de atendimento. Não significa que não haja resistência por parte de uma parcela da comunidade, inclusive empresários.
Presidente do Sindicato do Comércio, Ivan Brasiliano Costa defende a desregulamentação. Com isso, as empresas teriam liberdade para enquadrar o expediente às necessidades da clientela, dentro da viabilidade econômica de cada setor. Ele aponta que é preciso atrair a região para passear e comprar em Paranavaí.
Por outro lado, pede o fim da evasão. Pelo seu entendimento, um grande número de consumidores de Paranavaí vai fazer compras em Maringá. Uma das razões é a busca por atendimento médico, que provoca o deslocamento para a cidade vizinha. Advogado do Sindicato dos Comerciários, Flávio Cerezuela propôs um trabalho para atrair novos profissionais da medicina e, com isso, diminuir a evasão.
A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Elizabete Madrona, defendeu que seja garantido ao trabalhador o benefício de folga em mais de um domingo por mês (A lei garante um domingo). Ela entende que o expediente aos domingos é irreversível, restando negociar as bases para garantir direitos dos trabalhadores, inclusive melhorias salariais.
Ainda de acordo com a sindicalista, o trabalho aos domingos tem alguns problemas, dentre os quais, a desagregação familiar, já que o dia é utilizado para o lazer e convivência. Ela pediu que as lideranças religiosas participem do debate.
A evasão também foi preocupação do presidente da Aciap - Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí - Guto Costa. Ele lembrou ainda que o comércio de bairro já vem abrindo os seus mercados aos domingos. O presidente analisa que é preciso criar cultura. Citou como exemplo o atendimento comercial aos sábados, hoje consolidado nos dois primeiros sábados de cada mês.
Diretor de Recursos Humanos da rede Super Muffato, Dari Antonio de Mello Paz, falou sobre o histórico da empresa e sua tradição de gerar empregos com responsabilidade social. O grupo tem atualmente sete mil trabalhadores e deve contratar mais mil funcionários para os cinco novos empreendimentos em andamento, dentre os quais, o de Paranavaí.
O diretor não adiantou qual será o pleito para atendimento diferenciado aos domingos. Ressalva apenas que o ideal é atender entre 8 e 18 horas. Ele lembra que o atendimento aos domingos é importante para a geração de empregos, totalizando entre 15% a 20% a mais de vagas. A empresa espera inaugurar a loja em cerca de 60 dias, quando espera que esteja definido o horário de expediente.
O Super Muffato terá 30 lojas agregadas com praça de alimentação e lazer. A empresa também pretende participar das negociações da nova convenção coletiva de trabalho e já solicitou assento à mesa. A data-base dos comerciários é 1º de junho. O expediente aos domingos deve ser definido em termo aditivo.
A reunião de ontem foi coordenada pelo secretário de Indústria e Comércio, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff). Entre outros desafios a serem superados apontou a evasão por conta de atrativos comerciais e também a busca por atendimento médico.
Fonte: ACIAP
Nota: Um debate ali, outro lá... e assim a necessidade de fechar os estabelecimentos aos domingos vai sendo inculcada na massa. Observem o argumento acima: "trabalho aos domingos tem alguns problemas, dentre os quais, a desagregação familiar", você já ouviu isso em algum lugar? E a solução para o problema: "é preciso criar cultura. Citou como exemplo o atendimento comercial aos sábados..."
Leia mais:
0 comentários:
Postar um comentário