FMI: hesitação europeia pode provocar nova crise mundial - Evidências Proféticas | blog adventista

21/06/2011

FMI: hesitação europeia pode provocar nova crise mundial

divulgue esta postagem:
O mundo pode vir sofrer a segunda crise financeira global em apenas três anos se a União Europeia (UE) continuar a hesitar no auxílio à Grécia e provocar a falência do país, com efeito dominó em outras nações europeias e ameaçando a integridade da zona euro. O alerta foi feito pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os ministros das Finanças da UE concordaram em lançar um novo plano de resgate para a Grécia, dentro de um ano, pois Atenas não conseguirá regressar aos mercados para refinanciar a sua dívida dentro dos prazos pensados aquando do primeiro resgate. Mas os responsáveis europeus continuam a arrastar a aprovação da quinta tranche relativa ao plano inicial, de 12 mil milhões de euros, e a condicioná-la à aprovação de mais medidas de austeridade por parte da Grécia, um país profundamente dividido social e politicamente.

Face a esta indecisão, o FMI lançou as críticas mais duras desde que Dominique Strauss-Khan se demitiu da direcção do fundo e o comando interino passou para as mãos do norte-americano John Lipsky. "Os políticos discutem ainda dilemas desconfortáveis, aumentando as incertezas sobre o resultado final. Com problemas orçamentais e financeiros profundamente entrelaçados, falhar em tomar medidas decisivas poderá rapidamente fazer alastrar as tensões para o coração da zona euro e resultar em turbulências globais... um resultado caótico não pode ser afastado", avisou o FMI, citado pelo The Guardian.

Por seu turno, Lipsky reafirmou o aviso feito pelo próprio organismo, de que uma falha na zona euro irá provocar um sismo mundial, e indirectamente acusou as tentativas da UE em resolver a crise, nos últimos 18 meses, de se serem desarticuladas, indecisas e improdutivas.

Fonte: DN

0 comentários:

___________________Agenda Adventista________________

 

Quer receber Notícias

por e-mail?