O aumento do nível do mar poderia ser a maior ameaça para o planeta se não fosse possível conter as consequências da mudança climática, assegurou em esta capital o prêmio Nobel Rajendra K. Pachauris.
O quarto relatório de avaliação do Painel Intergubernamental sobre a Mudança Climática (IPCC), que preside Pachauris, predisse que o nível médio das águas do oceano se elevaria de 0.18 a 0,59 metros nos próximos anos.
Citado pela agência de notícias IANS, o cientista comentou que uma mudança "irreversível e abrupto" dessa variável provocaria a extinção do 20 ao 30 por cento dos animais.
Por convite do Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas, do que são membros Índia, China, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Afeganistão, Myanmar e Butão, Pachauris falou sobre a mudança climática na região do Himalaya e as formas de se adaptar e conter suas consequências.
Em sua opinião, o aumento do nível do mar afetaria de imediato às zonas costiras mais baixas, mas a mais longo prazo também a zonas mais altas da Ásia como geraria inundações e secas. Só em China, na primeira fase, se veria afetado um quarto de milhão de pessoas, indicou.
Referiu que na semana passada foi testemunha dos envolvimentos do fenômeno, quando viu a dezenas de famílias abandonar a zona costeira de Rameshwaram, no sul da Índia, devido à intrusião marinha.
Pachauris considerou que uma mudança "imediata e não tão terrível" nos estilos de vida é preciso para encarar as mudanças climáticas, pois implicava coisas tão simples como apagar as luzes de uma habitação quando um se translada a outra.
Fonte: Prensa Latina
0 comentários:
Postar um comentário