Vamos ler o que está escrito na segunda carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 5:8: “Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor”.
Em todo este texto, Paulo põe em contraste o corpo terreno, perecível, sujeito a doenças, enfermidade e morte com o corpo glorioso, eterno e imortal, que Deus tem preparado para nós no céu. A expressão “deixar o corpo” quer dizer: deixar este corpo mortal, com as suas enfermidades terrenas.
A expressão “habitar com o senhor” significa: habitar como o Senhor no corpo glorioso e imortal, que Jesus nos dará na sua segunda vinda. (Filipenses 3:20,21)
II Coríntios 5:4 nos dá a chave apara a interpretação, quando o apóstolo anela pelo momento em que “o mortal há de ser absorvido pela vida”. Estas palavras são como um eco das palavras que Paulo escreveu antes em I Coríntios 15:51-54: “Isto que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade, e o que é mortal se revestirá da imortalidade”. O próprio Paulo diz que, “o mortal será absorvido pela vida” na ressurreição, nunca antes! (I Coríntios 15: 51-54; I Tessalonicenses 4:13-18).
Em II Coríntios 5:2, como em I Coríntios 15, Paulo anseia pela imortalidade que será concedida por ocasião da Segunda Vinda de Jesus.
Se analisarmos contexto no mesmo livro, veremos que no capítulo 4, verso 14, de II Coríntios, Paulo diz que, para Deus nos clara. Será que Paulo iria se contradizer? Em uma parte da Bíblia ele diria que ao morrer vamos para o céu; noutra ele afirma que os mortos estão dormindo (I Tessalonicenses 4:13), e que receberão a recompensa somente na volta de Jesus, na ressurreição (I Coríntios 15:51-54)! Como isso? Será que Paulo era louco? Não acredito nisto, pois o Espírito Santo não iria inspirar um maluco para escrever a Bíblia. Temos a maior certeza de que o Espírito Santo é perfeito. Jamais iria cometer erros.
Portanto, Paulo está dizendo que “prefere deixar este corpo pecaminoso e mortal para habitar com o Senhor no corpo glorioso e imortal, que será dado a ele na ressurreição, quando Jesus voltar.
Fonte: Rádio NT