A santa ceia é uma cerimônia que Jesus Cristo nos deixou para lembrarmos de Sua morte e ressurreição e de que um dia estaremos com Ele nós céus, comemorando a nova vida, no reino de Deus. Mateus 26:29 relata: “E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai”.
Cristo em sua vida nos deixou o exemplo de como devemos agir. Também em relação à Santa Ceia, ele nos orientou, dizendo: “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (João 13:14).
O ‘lava-pés’ é uma demonstração de humildade que indica que não somos superiores aos outros. E da mesma forma que Cristo, sendo Mestre, lavou os pés dos discípulos, devemos seguir Seu exemplo. Portanto, é importante que a santa ceia inclua a cerimônia do ‘lava-pés’, que prepara nosso coração, através da humildade, a participar desta ocasião tão especial.
A santa ceia, a fim de que seja completa, deve ter a cerimônia do lava-pés. Na igreja cristã havia esta prática. Na primeira carta de Paulo a Timóteo, capítulo 5 versículo 10 lemos: “Seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra”.
Fonte: Rádio Novo Tempo / Bíblia e a Ciência