Efésios 2:13 a 15 não dá a entender que os Dez Mandamentos foram abolidos? - Evidências Proféticas | blog adventista

05/01/2012

Efésios 2:13 a 15 não dá a entender que os Dez Mandamentos foram abolidos?

divulgue esta postagem:

Vamos ler, então, Efésios 2:13 a 15: “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz…”

O pensamento deste verso é o seguinte: Cristo, através do sacrifício de seu corpo na cruz, aboliu, cancelou a inimizade entre Judeus e Gentios ao abolir a “lei dos mandamentos contidos em ordenanças”.

Ordenanças são meras prescrições litúrgicas e isto não se aplica à lei moral.Compare com Hebreus 9:1. Ordenança é um rito religioso ou cerimônia ordenada por autoridade divina ou eclesiástica.

Pela “lei de mandamentos na forma de ordenanças” se entende que Paulo está se referindo a lei cerimonial. Sabemos que a lei cerimonial chegou ao seu final na cruz, por que Jesus, a quem estas leis apontavam, morreu na cruz, fazendo assim com que tais leis não mais fossem precisas. Devemos lembrar também que o sistema cerimonial (de animais morrerem simbolizando a futura morte de Cristo na cruz, e outras ordenanças mais) dado por Deus aos Judeus, não foi o causador da inimizade entre Judeus e Gentios.

O que Paulo fala neste verso é o fim do Judaísmo para dar lugar ao Cristianismo. Isto não significa que todas as leis dadas por Deus aos Judeus foram abolidas. A lei cerimonial, a qual apontava para Cristo, naturalmente chegou ao seu final quando Cristo cumpriu aquilo para o qual ela apontava. A lei civil Judaica já tinha desaparecido há muito tempo com a perda da soberania de Israel como nação.

Mas a Lei Moral, os preceitos morais, isto é, os Dez Mandamentos, os quais são uma transcrição do caráter de Deus, estes são tão eternos quanto Deus, e não podem ser abolidos em hipótese nenhuma. É importante observar também que as leis de saúde, dadas ao povo Judeu, para que este não tivesse muitas das doenças dos povos ao seu redor, também são oferecidas a nós, como cristãos, pois nosso corpo é o templo, morada, do Espírito Santo. Quando negligenciamos o cuidado com o nosso corpo, entristecemos a Deus que nos criou para sermos felizes.

Em todos os seus ensinos a respeito do final do sistema legal Judeu, Paulo tornou enfaticamente claro que a Lei Moral não foi abolida (Romanos 3:31): “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei”.

___________________Agenda Adventista________________

 

Quer receber Notícias

por e-mail?