Cristo mesmo havia declarado ser Ele ‘a ressurreição e a vida’ (João 11:25; 10:17 e 18) e ter poder para conceder a ‘vida eterna’ a todos quantos nEle cressem (João 3:14-16; 5:24-29; 17:2). O poder de Cristo sobre a morte evidenciou-se não apenas em Sua própria ressurreição, como ‘as primícias dos que dormem’ mas também na ressurreição de um grupo de ‘santos’ que ressuscitou com Ele (I Coríntios 15:20 e 23).
Os líderes judeus haviam subornado os guardas para negarem a ressurreição de Jesus (Mat. 28:11-15). A Bíblia menciona, porém, que esses santos ressuscitados entraram ‘em Jerusalém e apareceram a muitos’ como testemunhas autênticas da ressurreição de Cristo e do Seu poder sobre a morte (Mateus 27:53 e Apocalipse 1:18).
O texto bíblico não entra em detalhes a respeito do futuro daqueles que ressuscitaram com Jesus. Mas, se considerados como os ‘primeiros frutos’ da grande messe de salvos que ressuscitarão incorruptíveis por ocasião da segunda vinda de Cristo então eles só podem ter sido ressuscitados também incorruptíveis para receber o galardão da vida eterna. (Êxodo 23:16: 34:22 e 26; Levítico 23:9-14 e I Coríntios 15:51-55).
Comentaristas bíblicos declaram sobre esse assunto de Mateus 27:53 que ‘esta foi uma ressurreição uma vez por todas, para a vida eterna; e, desta forma, não existe lugar para dúvidas de que eles foram para a glória com o seu Senhor, como esplêndidos troféus da Sua vitória sobre a morte’. (Comentary on the Whole Bible, Grand Rapids, MI: Zondervan, 1961, pág. 948).