Precisamos ser batizados com fogo, segundo Mateus 3:11? - Evidências Proféticas | blog adventista

13/03/2012

Precisamos ser batizados com fogo, segundo Mateus 3:11?

divulgue esta postagem:
Sim, pois Cristo nos disse que devemos ser batizados com fogo. Este fogo, porém, não é literal, mas o fogo do Espírito Santo que deve encher nossa vida. Vamos ao texto de Mateus 3:11: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

Nesta declaração, João Batista está reafirmando aos ouvintes que sua missão era ‘preparar o caminho’ para o ministério de Cristo, que é muito superior ao dele próprio, pois através de Jesus as pessoas seriam  batizadas com o Espírito Santo e com fogo. Ser batizados com o Espírito Santo e com Fogo, significa sermos purificados, convertidos completamente para uma nova vida, com Cristo.

Um renomado comentário bíblico diz o seguinte sobre este texto:

“Fogo – O fogo e a água são os dois grandes agentes purificadores naturais, e é apropriado que se empregue os dois para representar a regeneração do coração. Assim também são os dois meios pelos quais Deus tem purificado, e haverá de purificar, este mundo de pecado e de pecadores (2 Pedro 3:5-7). Se os homens se agarram ao pecado, finalmente haverão de ser consumidos com ele. Muito melhor é permitir que o Espírito Santo leve a cabo agora a obra de purificação enquanto há um tempo de graça. Os seres humanos serão purificados do pecado, ou serão destruídos com ele. Diz Paulo: “Manifesta se tornará a obra de cada um… o próprio fogo o provará” (1Co 3:13).

Não está claro que sentido Cristo haveria de batizar com fogo. É possível que esta declaração se referisse a uma antecipação do Pentecostes, quando os discípulos foram batizados com o Espírito Santo, a forma simbólica do fogo (Atos 2:3-4). Também poderia ser referir ao fogo do dia final, o que poderia ser entendido como um paralelismo natural de Mateus 3:12. Poderia se referir à graça de Deus que purifica a alma, ou seja, às provas de fogo que, segundo Pedro, provariam o cristão (1Ped. 4:12; cf. Luc. 12:49-50). Assim, as palavras de João Batista compreendem mais de um aspecto de simbolismo bíblico relacionado com fogo.

Que o Espírito Santo possa purificar nosso ser.

___________________Agenda Adventista________________

 

Quer receber Notícias

por e-mail?