A expressão temer Deus na Bíblia, não é utilizada no sentido de ter medo de Deus mas, no sentido de respeitar a Deus; de querer tão bem a Deus a ponto de não fazer nada para desagradá-lo.
Um dos versos bíblicos que nos ilustram o significado bíblico de “temer a Deus” é o Salmo 130:3 e 4. A versão Almeida Revista e Atualizada traduziu assim: “Se observares, SENHOR, iniqüidades, quem, Senhor, subsistirá? Contigo, porém, está o perdão, para que te temam”. Já a Bíblia na Linguagem de Hoje transcreve o Salmo 130:3-4 da seguinte maneira: “Se tu tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparía da condenação? Mas tu nos perdoas, e por isso nós te tememos”.
Veja bem: “Tu nos perdoas, e por isso nós te tememos” Qual é o sentimento que temos para com alguém que nos perdoa? Gratidão, apreço, reverência. Este é o sentimento que Deus espera de seus filhos. Há outros versos bíblicos nos ajudam a entender o significado da expressão “temer à Deus”. Vejamos:
Jó 28:28: “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento”. Provérbios 8:13: “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço”. Temer a Deus aqui nestes versos é sinônimo de afastar-se do pecado. Por isso a Bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio do conhecimento e apartar-se do mal é entendimento.Essas duas expressões são usadas de modo semelhante.
Portanto, a pessoa que têm respeito por Deus, reverência para com Deus, não vai viver no pecado, mas vai procurar agradar a Deus em tudo que puder. Irá apegar-se ao Espírito Santo para ser vitorioso em todos os aspectos da sua vida.