"Espírito Pronto" versus "Carne fraca"
Jesus se encontrava no Getsêmani com os discípulos. Sobre Aquele que não conheceu pecado, devia pesar a iniquidade da raça caída. Tão terrível Lhe parece o pecado, tão grande o peso da culpa que deve levar sobre si, que é tentado a temer que ele O separe para sempre do amor do Pai.
Com o coração angustiado, Jesus encontrou os discípulos dormindo ao invés de estarem orando. Neste contexto Ele proferiu as seguintes palavras: ‘Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca’ - Mateus 26:41.
Como entender as palavras de Cristo aos Seus discípulos?
Espírito
Neste contexto, esta palavra “quer dizer as faculdades superiores da mente. Você pode comparar com as experiências de Paulo relatadas em Romanos 7:15 a 8:6.
Está pronto
do grego próthumos – que significa “disposto, “inclinado”, … “preparado”.
Se você ler os versos 33 a 35 perceberá que algum tempo antes, nesta mesma noite, os discípulos haviam demonstrado que sua mente estava disposta.
A Carne
“Quer dizer, as tendências e os desejos naturais que são estimulados pelos sentidos. O termo “carne” no Novo Testamento muitas vezes representa a natureza inferior do homem com seus diversos apetites e desejos por exemplo, Romanos 8:3.
Fraca
Jesus não desculpa a debilidade da “carne”, senão destaca que esta debilidade é a razão pela qual é necessário velar e orar. A relativa facilidade com a qual os discípulos repetidamente se adormeceram besta hora de crise, é a debilidade a qual Cristo se refere especificamente (… verso 40).
0 comentários:
Postar um comentário