A Nova Economia Mundial e o fim da hegemonia do dólar - Evidências Proféticas | blog adventista

17/05/2011

A Nova Economia Mundial e o fim da hegemonia do dólar

divulgue esta postagem:
20100610_euro-dolar.jpg
A hegemonia do dólar no sistema monetário internacional chegará ao fim no mais tardar em 2025, quando terá seu lugar ocupado por um sistema tripolar que também incluirá o euro e o iuan, afirmou nesta terça-feira o Banco Mundial em um relatório sobre "A nova economia mundial". "Atualmente, o euro é uma fonte crescente de competição internacional para o dólar", indica nesse informe a instituição com sede em Washington.

Por outro lado, e "dado que as economias emergentes representam uma parte cada vez maior da economia mundial e participam cada vez mais ativamente do comércio e das finanças transfronteiriças, suas moedas, em particular o iuan ou ''renminbi'' (seu nome oficial) inevitavelmente desempenharão um papel maior", acrescenta. "O cenário mais provável para o sistema monetário internacional é um sistema com diversas divisas, centrado no dólar, no euro e no renminbi", indica o documento.

"Tendo em vista este cenário, o dólar perderá sua posição inquestionável de moeda internacional dominante até 2025, deixando um amplo espaço para o euro e para a ascensão do renminbi", ressalta o Banco Mundial. A França fez do avanço para um sistema monetário multipolar uma das prioridades de sua Presidência do G20, que será concluída em uma cúpula que será realizada em Cannes no mês de novembro.

"A rápida ascensão das economias emergentes gerou uma comoção, que fez com que os centros de crescimento econômico tenham se redistribuído pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento: estamos realmente em um mundo multipolar", afirmou o economista-chefe da instituição, o chinês Justin Lin, citado no comunicado.

Fonte: Terra

Nota: É evidente que o sistema monetário internacional sofrerá profundas transformações, mas ninguém se engane que será para melhor, pois a raiz de todos os males continua sendo o amor ao dinheiro. Há um grande impasse entre os Estados Unidos e a União Européia referente a este assunto. Uma coisa é certa: a Europa jamais será um bloco consolidado como "ferro", ao contrário, as relações entre os países serão tão frágeis quanto o "barro" e profecia confirma que realmente haverá um controle financeiro mundial capaz de determinar quem poderá comprar ou vender.

0 comentários:

___________________Agenda Adventista________________

 

Quer receber Notícias

por e-mail?