Ecumenismo: encontro entre patriarca de Moscovo e Bento XVI - Evidências Proféticas | blog adventista

30/09/2011

Ecumenismo: encontro entre patriarca de Moscovo e Bento XVI

divulgue esta postagem:

Castel Gandolfo, Itália, 29 set 2011 (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje em Castel Gandolfo, arredores de Roma, o metropolita Hilário, número dois do patriarcado ortodoxo da Rússia, o qual admitiu um encontro, em breve, entre o Papa e o patriarca de Moscovo, Cirilo I.

Em declarações ao portal de notícias do Vaticano, «news.va», Hilário – presidente do departamento para as relações eclesiásticas externas – afirmou que “mais tarde ou mais cedo, no futuro, haverá esse encontro”.

“Ainda não estamos prontos para discutir a data, o lugar ou o protocolo de tal evento, porque aquilo que conta para nós é fundamentalmente o conteúdo desse encontro”, disse o metropolita, após o seu terceiro encontro com o atual Papa, admitindo a existência de “pontos divergentes”.

O metropolita Hilário ocupa o cargo deixado pelo atual patriarca Cirilo I, eleito no final de janeiro de 2009 para liderar uma Igreja com cerca de 100 milhões de fiéis, uma das mais importantes do mundo ortodoxo.

No último domingo, Cirilo I recebeu na capital russa o cardeal Josef Tomko, enviado especial do Papa para a celebração do centenário de fundação da catedral católica, pedindo-lhe que transmitisse a Bento XVI o seu “respeito e amor fraterno”.

O cardeal Tomko, por sua vez, afirmou que o patriarca de Moscovo é o símbolo e o grande responsável pela ressurreição dos templos e a transformação na alma dos crentes da Rússia.

Ao contrário do que acontecia com João Paulo II, falecido em 2005, o patriarcado ortodoxo de Moscovo não coloca de parte uma possível visita de Bento XVI à Rússia, desde que os problemas existentes sejam resolvidos.

Entre eles, o tema tido como mais delicado é o alegado proselitismo da Igreja Católica em territórios da antiga URSS, para além do uniatismo (termo com o qual os ortodoxos se referem aos cristãos de países de tradição ortodoxa em união com o Papa).

Apesar dos avanços verificados desde a eleição Bento XVI, o acordo sobre estas matérias não se afigura fácil, dado que o Vaticano nega qualquer intenção proselitista e defende o direito de cada pessoa a tomar a sua própria decisão confessional.

O cenário mais esperado para um encontro entre o Papa e Cirilo I seria, por isso, um território considerado "neutro" pelas duas Igrejas.

Fonte: Ecclesia

0 comentários:

___________________Agenda Adventista________________

 

Quer receber Notícias

por e-mail?