Inveja é o desejo por atributos, posses, status e habilidades de outra pessoa, quando o invejoso não os tem, passa a renegar as virtudes alheias e acentuar somente os defeitos. Geralmente, quando uma pessoa é tomada por tal sentimento, quem era referencial se torna concorrente e quem era admirado se torna um rival. Você já se sentiu assim?
A crítica é uma das características do invejoso. Não as críticas construtivas e amigáveis, mas as destrutivas e agressivas.
Quem tem inveja não se conforma em estar aparentemente “por baixo”. Por trás disso existe uma pessoa que se sente inferior, que ainda não descobriu seu valor e seu propósito aqui na terra.
Cada pessoa tem uma característica, um talento, um dom especial e acreditar e investir nestes presentes de Deus não é sinônimo de soberba ou orgulho. Foque nos seus pontos fortes e com a ajuda do Senhor transforme seus pontos fracos e suas limitações em vantagens.
Para se livrar da inveja, coloque seu coração em Deus e na sua palavra.
O Senhor diz que devemos “amar uns aos outros” como Ele nos amou. Essa não é uma tarefa fácil num mundo tomado pela competitividade e pelo individualismo. Paulo disse em I Coríntios 13:4 que “o amor não é invejoso”. Que amor é esse? O amor de DEUS, nesse amor devemos nos firmar e edificar nossas vidas.
Veja o que Tiago falou sobre A VERDADEIRA SABEDORIA:
“Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.” Tiago 3:13-18.
Talvez todos a sua volta estão vencendo e você está “ficando pra trás”. Não se preocupe nem fique com inveja, Deus tem planos pra sua vida e o seu tempo também irá chegar. Encare as adversidades como um aprendizado. Davi foi um homem que muitas vezes se indignou com a prosperidade dos ímpios, no entanto, ao invés de ficar ardendo em inveja, ele falava tudo para Deus. Faça como ele!
Agora, se tem algum invejoso tentando te desmotivar… Não pague com a mesma moeda. Ore por ele. Quem vai agir é Deus e não você!
Fonte: Rádio Novo Tempo