O ministro do Interior israelita, Matan Vilnai, afirmou hoje que Israel está preocupado com o futuro do tratado de paz com o Egipto dada a previsível vitória dos fundamentalistas nas legislativas do país vizinho.
Em declarações à rádio militar, Vilnai referiu que Israel está a preparar-se para a possibilidade de uma vitória da Irmandade Muçulmana nas próximas eleições legislativas egípcias, na segunda-feira.
No caso de uma vitória da Irmandade Muçulmana, Israel espera uma "importante erosão" do tratado de paz entre os dois países -- o primeiro entre uma nação árabe e o Estado judaico.
O Egipto e Israel assinaram um acordo de paz em 1979, que tem sido um importante fator de estabilização na volátil região do Médio Oriente.
O ministro israelita acrescentou esperar que o chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas egípcias, o marechal Hussein Tantaoui, consiga evitar o "caos geral" no Egipto.
"A situação (no Egipto) é problemática, sensível e não é clara. Tantaoui tenta evitar o caos e transmitir o poder da forma mais ordenada possível. Esperamos que consiga... porque senão será o caos geral", sublinhou.
Fonte: DN