Vamos começar lendo Marcos 4:10 a 12: “Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles”.
Este é um verso bíblico que precisa de reflexão para ser entendido. A pergunta que muitos fazem é: “Será que Jesus usou parábolas para propositadamente frustrar certa classe de pessoas que desejavam se converter?
Apocalipse 22:17 torna claro que quem “quiser” pode vir e será aceito no reino de Deus. II Pedro 3:9, nos diz que o Senhor é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, se não que todos cheguem ao arrependimento. Portanto, obviamente não há intenção de Jesus em esconder qualquer verdade que possa levar uma pessoa ao arrependimento e à conversão.
O significado dessas palavras é completamente esclarecido quando lemos o relato paralelo do evangelho de Mateus. Ele dá a razão pela qual as pessoas não ouvem e não vêem . “Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados” (Mateus 13:15).
De acordo, portanto, com Mateus 13:15, o ato arbitrário de as pessoas não verem não é da parte de Deus, mas delas próprias. Zacarias declara: “verdadeiramente, eles tornaram seus corações como diamante a fim de que não escutem a lei…”(Zacarias 7:12).
Todos nós poderemos confirmar em nossa própria experiência que as muitas vezes que temos nos afastado de Deus não é devido a uma falta de Deus, mas por causa de nossa dureza de coração. Por isso, devemos reconhecer essa nossa fraqueza e pedir a Deus que tire nosso coração de pedra e nos dê um coração de carne.