A terceira semana de fevereiro registrou a pior enchente dos últimos cinco anos no Acre. As fortes chuvas deixaram milhares de famílias em situação crítica em vários municípios do Estado. Mais de duas mil pessoas estão alojadas no Parque de Exposições de Rio Branco, sem contar aquelas que foram socorridas por familiares e amigos. A Defesa Civil do Acre estima que mais de 117 mil pessoas tenham sido atingidas pelas cheias nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa, Manoel Urbano, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.
A cheia do Rio Acre, devido às chuvas intensas desde o início do ano, atingiu 17,57 metros, ultrapassando os 14 metros da cota de transbordamento, de acordo com a coleta realizada na sexta-feira, 24 de fevereiro. Em Rio Branco as águas chegaram a 45 bairros somando 22.369 imóveis.
Os órgãos municipais estão trabalhando para retirarem as famílias das áreas alagadas e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, ADRA, também soma forças para auxiliar as vítimas.
A estimativa é que a ADRA atenda Rio Branco com 13.600 quilos de alimentos, beneficiando cerca de 1.500 pessoas cadastradas. Além disso, para potencializar a atuação, um posto de arrecadação de roupas, alimentos e materiais de higiene está sendo organizado na Escola Adventista de Rio Branco, na Rua Manaus, nº 70 – Estação Experimental. Mais informações pelos números (68) 3226-2625/ 3226-4598. Os investimentos devem ficar na ordem de 15 mil dólares da parte da ADRA Internacional e 5 mil dólares da ADRA Sul-Americana.
O impacto dessa calamidade tem sido atenuado pela solidariedade dos acreanos. O auxílio pode ser ainda mais efetivo se a ajuda ultrapassar os limites do Estado do Acre e alcançar outros territórios. Para quem quiser colaborar os dados bancários da ADRA Brasil são:
Banco Bradesco
Agência: 3416
Conta corrente: 30.050-0
CNPJ: 01467063/0001-15
Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) do Brasil