Para entendermos bem essas palavras de Jesus a Maria vamos relembrar um pouco da história da ressurreição de Jesus. Em Mateus 28:7 encontramos o recado dos anjos quje estavam no sepulcro aberto: “Ide”, disseram os anjos às mulheres, “dizei aos Seus discípulos que Ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galiléia; ali O vereis. É como vos digo!” Apressadas, as mulheres se afastaram do sepulcro e “com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos Seus discípulos”. Mateus 28:8.
Maria não ouvira as boas novas. Foi ter com Pedro e João, levando a dolorosa mensagem: “Levaram o meu Senhor, e não sei onde O puseram.” João 20:13.
Os discípulos correram para o túmulo. Estava tudo do jeito que Maria dissera. Viram o manto e o lenço, mas não acharam oSenhor.
Maria acompanhara João e Pedro ao sepulcro; quando eles voltaram a Jerusalém, ela permaneceu. Contemplando a tumba vazia, o coração ficou cheio de dor e saudade. Olhando para dentro, viu os dois anjos, um à cabeceira, outro aos pés do lugar em que Jesus jazera. “Mulher, por que choras?” perguntaram-lhe. “Porque levaram o meu Senhor”, disse ela, “e não sei onde O puseram.” João 20:13.
Então ela se voltou para se afastar, mesmo dos anjos, pensando em encontrar alguém que lhe dissesse o que fora feito com o corpo de Jesus. Então ela ouve outra voz: “Mulher, por que choras? Quem buscas?” Através das lágrimas que lhe empanavam os olhos, Maria viu a figura de um homem e, pensando que fosse o jardineiro, disse: “Senhor, se tu O levaste, dize-me onde O puseste, e eu O levarei.” João 20:15.
Mas então, em Sua voz familiar, Jesus lhe diz: “Maria!” Agora sabia que não era um estranho que se dirigia a ela e, voltando-se, viu diante de si o Cristo vivo. Em sua alegria, esqueceu que Ele fora crucificado. Saltando para Ele, como para abraçar-Lhe os pés, disse ela: “Raboni.” João 20:16.
Cristo, porém, ergueu a mão, dizendo: Não Me detenhas, “porque ainda não subi para Meu Pai”. João 20:17.
Jesus recusou receber a homenagem de Seu povo até haver obtido a certeza de estar Seu sacrifício aceito pelo Pai. Subiu às cortes celestiais, e ouviu do próprio Deus a afirmação de que Sua expiação pelos pecados dos homens fora ampla, de que por meio de Seu sangue todos poderiam obter a vida eterna. …
Depois de haver ascendido ao Pai, Jesus apareceu às outras mulheres, dizendo: “Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os Seus pés e O adoraram. Então, Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a Meus irmãos que vão a Galiléia e lá Me verão.” Mateus 28:9 e 10.