O Vaticano decidiu resgatar do passado a orientação para que seus bispos voltem a rezar missas em latim. O documento, divulgado na manhã desta sexta (13), segue o decreto papal de 2007 - que autorizou a adoção da língua nas missas, na qual o padre fica de costas para o público durante a reza.
Contudo, a decisão não foi bem aceita por todos, pois muitas autoridades religiosas não foram treinadas em latim. Só que para os bispos não há escapatória, todos eles devem seguir as ordens do Vaticano, documentadas pela Congregação pela Doutrina da Fé.
A instrução define: "É tarefa do bispo da diocese tomar todas as medidas necessárias para garantir o respeito pela 'forma extraordinária'". E afirma que as paróquias locais devem adicionar uma missa em latim dentro das suas agendas litúrgicas.
Mas a maioria dos católicos vê a missa em latim como uma postura rígida e nostálgica do Vaticano que, para muitos, acaba por retroceder na modernidade alcançada pela Igreja.
Fonte: MTV
Nota: Não é somente as missas em latim que o Vaticano que resgatar do passado, mas também o poder mundial e sua marca, o descanso dominical.
0 comentários:
Postar um comentário