Os alunos guardadores do sábado conseguiram um acordo verbal com o Inep para que possam realizar a prova do Enem depois do pôr-do-sol desse dia.
Acompanhe a entrevista que a Rádio Novo Tempo fez com Douglas Menslin, diretor geral da Rede Educacional Adventista para o sul do Brasil.
De acordo com Menslin, é necessário que haja preparação tanto intelectual como emocional para realizar a prova.
Rádio Novo Tempo – Os participantes que guardam o sábado devem especificar essa informação no momento da inscrição? Como?
Douglas Menslin - Dentro daquilo que o MEC coloca, na portaria do Enem, na inscrição, que começou nessa última segunda-feira, existe um link, uma caixa de mensagem destinada a todos aqueles que precisam de atendimento especial. E ao clicar nesse link abrirá ali uma séria de solicitações para o aluno que pertence à Igreja Adventista e pretende fazer o Enem em um horário especial. Tem uma caixa dizendo o seguinte: guardadores do sábado. Ao clicar nessa caixa texto, ele já estará selecionado para participar no programa especial, e ai será um atendimento direcionado após o horário do pôr-do-sol.
Rádio Novo Tempo – As provas vão acontecer nos dias 3 e 4 de novembro. Como os participantes devem proceder nesse dia?
Douglas Menslin - Antes desse dia tem que haver a inscrição que começou na última segunda-feira (28), e vai até meados do mês de junho. Nesse dia vai ter que entrar no processo do Enem no dia 3 de novembro, junto com todos os outros alunos, às 13h. Ele entra com todos os outros alunos por ter se inscrito em um programa especial necessitando de um atendimento especial, ele vai ser conduzido para uma unidade de aplicação do exame, onde terão vários outros candidatos, que selecionaram a solicitação de não fazer a prova no horário do sábado. Ele terá que ficar em um lugar reservado desde 1 hora da tarde até o horário após o pôr-do-sol e então irá realizar sua prova. Eles têm que participar do processo como todos os outros candidatos, entrando no horário demarcado, ficando em reclusão até o final do pôr-do-sol, e após esse horário já com as provas em mãos, ele irá executar a prova até o horário determinado pela comissão avaliadora.
“É necessário que haja preparação tanto intelectual como emocional para realizar a prova.”
Douglas Menslin.
Rádio Novo Tempo – Em sua opinião, o tempo de espera dos estudantes pode comprometer o rendimento durante a prova do Enem?
Douglas Menslin - É necessário que se faça um preparo psicológico antes, sem dúvida. Você vai ficar parado na sala das 13h até as 19h, dependendo da região do país, é um período muito extenso. Nós como instituição adventista, temos procurado juntos aos órgãos competentes, facilitar aos alunos uma situação de relaxamento, em que ele possa ficar mais a vontade. Em que nesse ambiente, que normalmente é uma sala de aula, ele possa beber água, circular. Em alguns lugares eles têm conseguido ter momentos de meditação, momentos de leitura da bíblia, momentos aonde podem estar discutindo entre o grupo situações voltadas para sua espiritualidade. Porem em alguns lugares existem situações onde nossos alunos ou candidatos nessa categoria dos guardadores do sábado, não podem realizar nenhuma atividade a não ser ficarem sentados na sua carteira, no seu local determinado, e alguns casos, pedem até que os alunos não se levantem nem se comuniquem. Logicamente isso acaba sendo desgastante tanto fisicamente quanto emocionalmente. Daí é muito importante estes candidatos adventistas, se prepararem não só no conhecimento para realizar esse exame, mas emocionalmente, sabendo que eles vão ficar reclusos, em um ambiente separado, com outros colegas e pessoas que estão ali pelo mesmo motivo, que é um motivo de fé. E esse preparo anterior é essencial para não desestimulá-los e não causar também um stress por ocasião da prova.
Rádio Novo Tempo – E o que os alunos podem fazer enquanto esperam até o momento da prova? O que eles podem levar para dentro da sala? O que não é permitido?
Douglas Menslin – Eles não podem levar nada absolutamente nada a mais do que os outros candidatos podem levar. O que se pode levar é lápis, caneta, borracha e uma régua. Fora isso, eles não podem levar nada, não podem levar nenhum material escrito, não podem levar uma Bíblia, nenhum outro material digital, nem eletrônico. Eles estarão indo somente com ferramentas de escrita, que é uma exigência para todos os candidatos. Como os adventistas são candidatos inscritos em uma categoria especial, eles devem se submeter a regra geral. Por isso eles precisam estar bem preparados psicologicamente, devem estar conscientes de que eles estão ali em um programa de fé que vai demonstrar a sua crença e certos de que terão a benção de Deus naquele momento.
Rádio Novo Tempo
1 comentários:
Muito me admira o Sr. Douglas Menslin, diretor geral da Rede Educacional Adventista para o sul do Brasil, concordar com esta situaçao de certa forma até humilhante, em que o adventista fica confinado esperando desde as 13:00 horas em uma sala, "adorando" no sábado como os demais estudantes. Gostaria de saber a opiniao dos demais lideres, já que a greja votou novas normas sobre este assunto. este líder está desistimulando a guarda do sábado.O cerco está se fechando e alguns já estão dando um jeitinho brasileiro.
Postar um comentário